top of page

Empatia e Liderança

Atualizado: 17 de jun. de 2020




Hoje neste texto gostaria de conversar com vocês sobre uma palavra, às vezes, muito pouco falada no mundo corporativo que é a empatia. Sabemos que neste mundo tão competitivo, que é o mundo corporativo, existe cinco competências emocionais fundamentais que o líder tem que ter para que ele possa conquistar um melhor relacionamento com os seus liderados, que são: autoconhecimento, autocontrole, automotivação, habilidades sociais e empatia. E desta ultima que eu gostaria de falar com todos hoje.


Mas o que empatia?


Empatia pode ser definida como a habilidade que o ser humano tem de perceber o outro, muitas vezes sem que ele precise dizer algo sobre a sua situação emocional ou afetiva, ou seja, o líder ter uma habilidade que através de um tom de voz do seu liderado ou de uma expressão corporal do mesmo, o líder perceba que está acontecendo algo de errado, tanto positivamente como negativamente, com esta pessoa; sem ela dizer nada. Portanto, a empatia significa “colocar-se no lugar do outro”, e principalmente compreender a ação ou comportamento do outro sem julgamento, ou seja, tentar entender como seria se você estivesse naquela mesma situação.


Esta característica é uma das peças fundamentais para o sucesso de um grande líder, pois ele começa a compreender o outro ser humano como ele é, e não como ele deveria ser embasado nos meus princípios e valores de vida, pois se deixarmos de ser empáticos em qualquer relação na nossa vida, e principalmente nestas relações interdependentes que é o mundo corporativo, se tornamos pessoas altamente egocêntricas, ser humanos que não enxerga o outro como indivíduo, não respeitando os seus momentos e processos pessoais; enxergando-os somente como máquinas, números ou resultados.


Líderes que não utilizam desta característica na sua liderança se tornam pessoas com apatia, que é o oposto da empatia, ou seja, são líderes que possuem um estado de indiferença com os seus liderados, isto quer dizer que este líder não se importa com que outro está pensando, sentindo; ou seja, ele só vê que aquela pessoa tem que trazer resultados e esquece que atrás daquela pessoa tem uma história, um sentimento, ou seja, um ser humano diferente dele. Deixo aqui neste momento uma pergunta: Se você analisasse o seu comportamento de líder agora, você me responderia que você é um líder empático ou não? E se eu perguntasse para os seus colaboradores eles me responderiam a mesma coisa sobre a sua liderança? Que tal fazer este exercício.


Tenho certeza que se você almeja ser um grande líder, mas você deve estar se perguntando: Como faço para ser um líder mais empático? Como posso melhorar a minha empatia na liderança? Será que estou exagerando em relação a minha empatia? E outros questionamentos. Nos próximos encontros iremos abordar mais sobre este assunto de sua importância para a sua liderança eficaz. #empatia #empresario #empreender #empreendedor #liderança #treinamento

159 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 comentários


Daniel Suellen Maxx
Daniel Suellen Maxx
20 de out. de 2020

Como fazer o teste ? Acredito que sou empático.

Curtir

petter.oliveira
29 de set. de 2020

Vou fazer o teste. Eu acredito que sim, que eu sou empático.

Curtir
bottom of page