top of page
Pedro Zaros

Gestão de pessoas em tempos de crise

Atualizado: 17 de jun. de 2020




Quando uma empresa passa por uma situação adversa dentro do cenário econômico, a maioria dos empresários começam a focar nos resultados a curto prazo dentro da sua empresa, e por outro lado começam a negligenciar aspectos de gestão de pessoas, ou seja, pensam somente no resultado a qualquer preço e deixam de lado o clima organizacional da empresa, os feedbacks com os colaboradores e os treinamentos, portanto, eles deixam de lado o como fazer e passa a dar lugar para o fazer de qualquer custo, e acontecendo isso a qualidade da gestão cai e os resultados podem começar a ser insatisfatórios. Um grande exemplo desse aspecto é de empresa que tiveram que reduzir em alta escala o seu quadro de funcionário e estes tiveram que aprender em pouco tempo as funções de quase a equipe inteira, este fator somado com a diminuição do processo em gestão de pessoas resultará em muitas consequências negativas para a empresa. Portanto, devido a este cenário gostaria de relatar alguns sinais que possam estar ocorrendo dentro da sua empresa, no qual indica uma diminuição da sua gestão de pessoas, se estes tiverem ocorrendo urgentemente você deverá reverte-los.


Um dos primeiros sinais de negligenciamento de pessoas na sua gestão é quando você fica focado somente em números, por exemplo, reuniões que você realizava antes que englobava todo o processo de um projeto, principalmente a análise de todos os cenários para a execução deste, hoje é focado somente em número e resultados e assim deixando de lado a preocupação com o progresso do projeto e principalmente se alguém está com dificuldade com o mesmo, o importante é realiza-lo em um curto prazo de tempo para se obter um resultado imediato. O segundo sinal é quando você realiza poucas reuniões de alinhamento com o seu time de líderes ou colaboradores, você começa a perceber que há mais de um mês você não realiza estas reuniões e nem feedbacks com eles e com isto acontecendo a sua equipe começa a se distanciar de você. O seu time começa a perceber que é necessário apenas executar o que você determina e com isso a proatividade deles e a inovação caem drasticamente.


E um ultimo aspecto que gostaria de abordar sobre estes sinais, é quando você começa a dar menos autonomia para o seu time e começa a se tornar mais centralizador das ações da empresa. Este sinal mostra que você está deixando de lado a gestão de pessoas, pois antes de cenário havia autonomia e liberdade para a equipe, mas agora você passa o tempo todo cobrando resultados da sua equipe, sem se preocupar com as condições de como as atividades serão desenvolvidas. Portanto meu amigo empresário, se alguns desses sinais relatados acima estiverem presentes em sua gestão no momento é melhor analisa-los e reverte-los pois além do cenário de crise que você possa estar passando um outro aspecto vai começar a aparecer e influenciar os resultados da sua empresa, ou seja, você poderá começar a ter devido a estes fatores um time de colaboradores em engajamento e sem produtividade que você almeja, devido a seu distanciamento e uma má gestão em pessoas.


Portanto o foco principal é a gestão de pessoas, pois as pessoas são as peças fundamentais para o nosso sucesso.


40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page