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A empatia e a performance no trabalho

Neste texto gostaria de continuar a conversar com vocês sobre empatia. Para que possamos relembrar o que é Empatia, podemos dizer que é uma habilidade do ser humano, em se colocar no lugar do outro, ou seja, é conseguir se colocar no lugar do outro e sentir o que esta pessoa poderia estar sentindo em determinada situação e principalmente sem julgamentos, acredito que esta habilidade todos que almejam uma liderança eficaz deva ter, mas a pergunta que eu faço para todos: Por que a Empatia melhora a performance de um líder em seu ambiente de trabalho?

Para que possamos refletir sobre esta pergunta devemos entender que a Empatia praticada por líder, ela o ajuda a melhorar a sua comunicação com a sua equipe e assim melhora o desempenho de todos no ambiente do trabalho, desde o colaborador que é responsável por simples atividades operacionais até diretores que desempenham atribuições mais estratégicas dentro da empresa. O que eu quero dizer com isso, que líderes que praticam a Empatia em sua liderança promovem através da melhora de sua comunicação, uma sintonia e um engajamento maior em sua equipe, pois são líderes que tem uma consideração positiva ou empática pelo outro, estão sempre próximos a eles, entendem o que motiva o seu grupo, quais são os desejos, crenças e valores desta equipe. Com isso a liderança acaba sendo mais eficaz e com muita mais resultados, contra um cenário de um líder que não tem habilidade empática, pois este se torna um líder individualista, no qual só pensa em si próprio e não tem um espírito de equipe.


É evidente que você deve estar se perguntando: Mas dentro da minha empresa, ou dentro do meu grupo que eu lidero existe pessoas de pensamentos, crenças e valores diferentes, como faço para lidar com todas estas diferenças? A primeira coisa que você líder tem que entender é que, lidar com uma equipe é lidar com a diversidade, ou seja, sempre nos nossos grupos de liderança teremos a todos momento pessoas que têm idades, gostos e opiniões diferentes. Como seria bom se todos pensassem e agissem conforme os nossos valores e crenças, mas quem disse que os nossos valores e nossas crenças são as corretas?


Então devemos entender que nesta liderança empática iremos ter esta diversidade, portanto, iremos sempre se deparar a todo momento com pessoas que têm idades, gostos e opiniões diferentes, e isto não significa que uma ideia seja melhor que a outra: ao se colocar como líder empático, ou seja, ao se colocar no lugar de cada um, analisando assim como ele chegou em determinado ponto, podemos ter grandes surpresas.


Comportar-se dessa forma é a melhor maneira de combater a nossa má tendência de pensar que todas as decisões que tomamos no nosso ambiente profissional ou pessoal, serão sempre as mais acertadas. Por isso meus amigos, peço que todos que façam uma reflexão, o quanto você está utilizando da sua habilidade empática na sua liderança. Espero ter ajudado à todos mais uma vez!


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