top of page
Pedro Zaros

Os Setes Passos para Decisões Melhores

O dia-a-dia do empresário, na maioria das vezes, se resume a tomar decisões. Sei muito bem o quanto é desafiador esse momento e, por isso, confira os 7 passos que vão lhe auxiliar a tomar decisões melhores. O primeiro passo é LIVRE-SE DOS PRECONCEITOS, o que quero dizer com este item, que crenças, dogmas e pequenas certezas são fatores que nos prejudicam nas nossas tomadas de decisões. Segundo Sydney Finkelstein, especialista na área, ele relata que “uma opinião formada intoxica a decisão a ser tomada”, ou seja, toda vez que estamos dando um exemplo de algo que aconteceu para justificar uma decisão atual é sinal de que acabamos de cair na armadilha dos preconceitos, portanto se atente para este ponto. O segundo passo é TRADUZA A VOZ INTERIOR, o que isto quer dizer, confie na sua intuição quando você já tomou decisões semelhantes e o retorno foi positivo, nesses casos devemos fazer o caminho inverso e recompor racionalmente o que disse a vos interior para ser compreendido.

Em relação ao terceiro passo: DESCONFIE DO PASSADO, nos temos a tendência de confiar em experiências passadas, mesmo quando elas são inúteis, portanto devemos primeiro analisar se as situações que estamos vivendo neste momento são iguais aos do passado ou apenas semelhantes, pois existe uma grande diferença; o quarto passo: CONVERSE, ou seja, não tome uma decisão sozinho, ao tomarmos uma decisão precisamos submeter estas escolhas a opinião de outras pessoas e de suma importância ouvirmos opiniões divergentes sobre o assuntos para que a partir deste pontos possamos fazer uma escolha mais consciente, esse exercício de humildade que podemos realizar trará novas informações e perspectivas paras nossas tomadas de decisões.

O quinto passo compreende em RECONHECER SEU PONTO DE VISTA, devemos entender que algumas características, tais como: pressa ansiedade e valores financeiros são fatores que alteram a forma de encarar uma questão para a tomada de decisão, portanto não faça uma escolha num momento de tensão ou pressa, procure sempre se desligar antes de tomar uma decisão importante. O sexto passo diz: ASSUMA O COMANDO, o que os especialistas querem dizer com esta frase, é que toda decisão tem dono, isso mesmo. Embora ouvir outras pessoas seja fundamental para amadurecer a escolha, nós não podemos fugir dessa responsabilidade. Se damos a ultima palavra em relação as decisões que nós tomamos em nossas vidas, é preciso de equilíbrio e não se deixar influenciar totalmente nestas escolhas, pois devemos assumir as responsabilidades dos frutos tanto positivos como negativos em relação aos resultados dessa decisão.


E o ultimo passo, ou sétimo passo para que possamos tomarmos decisões melhores e mais consciente e assertivas nas nossas vidas é: EVITE O JEITINHO, este passo ocorre devido sermos mestre e gostarmos de tomar decisões improvisadas pela falta de hábito que temos de não planejar. Esse tipo de criatividade é muito valorizado na cultura nacional, mas não contribui em nada com um processo racional de escolhas.

Portanto, meus amigos aqui estão os setes passos que devemos seguir para que possamos tomar decisões em nossas vidas, tanto no campo profissional como pessoal, mais assertivas e lembrem-se: decidir é uma questão de disciplina e organização.


71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page